terça-feira, 24 de agosto de 2010

Reflexão...

Estava pensando... como as coisas podem mudar tão rapidamente. Pessoas, situações até mesmo os sentimentos. Nossos sentimentos podem mudar de um minuto a outro. Por exemplo, posso estar muito feliz, porém, se de repente recebo uma notícia ruim, torno-me muito triste. Dessa forma, meu sentimento, que era de alegria, agora é de tristeza, e vice e versa. Mudou em segundos. Se o amor for apenas um sentimento, então, ele é frágil e pode mudar ou acabar de uma hora para outra. Amor é muito mais que um sentimento.

Amar é um ato. Uma atitude em favor do outro.É tão ruim quando você sente que a outra pessoa está indiferente, mesmo que não queira. Seja lá qual for o motivo. Ninguém gosta de sentir isso. É frustante pensar nessa situação. Em I Coríntios 13, 5 diz: “O amor não busca os seus próprios interesses”. Ama aquele que não procura os seus interesses, mas, os do outro. Amar é uma ação, um movimento em favor e em direção ao outro.

Amar é uma atitude que alguém toma em favor e em direção ao outro, sem nada esperar, cobrar e exigir em troca (assim é o amor de Deus por nós: incondicional e desinteressado). Amar é uma atitude que precisa ser renovada todo dia e a todo instante.

Todo relacionamento, seja um relacionamento com uma pessoa amada, ou com os colegas de trabalho ou escola, ou com a família, se baseia em um tripé.O tripé é o apoio mais firme que existe, adaptando-se a praticamente qualquer irregularidade do terreno. Por outro lado, um tripé não suporta a perda de um dos pés. Se tal coisa acontece, tudo desaba.

Quando digo que o tripé dos relacionamentos é Confiança, Apoio e Respeito, estou dizendo que você precisa dos três ao mesmo tempo, com igual importância. Se um deles não estiver presente, o relacionamento desaba.

O que significa a Confiança? Em termos práticos, Confiança é a certeza da presença. Você sabe que a outra pessoa estará presente no momento em que você precisar dela.

O que significa o Apoio? É um ponto-de-equilíbrio. Todos nós perdemos o equilíbrio várias vezes ao longo das dificuldades da vida. Você encontra em outra pessoa e representa para a outra pessoa um ponto-de-apoio confiável para recuperar o equilíbrio, você estabeleceu uma das bases essenciais a um relacionamento harmonioso.

E o Respeito, o que é? A prática do Respeito envolve a convivência pacífica com a diferença. Você é um indíviduo único, absolutamente diferente de todos as outras 6 bilhões de pessoas que caminham neste planeta. Portanto, se você procurar clones de si mesmo, se só conseguir aceitar pessoas iguais a você, seu único amigo será o espelho.

Se você pensar bem, todos os rompimentos em relacionamentos humanos têm sua origem na perda de pelo menos um desses fatores. Ou houve um abalo na Confiança, ou faltou Apoio em um momento crítico ou, ainda, uma das partes faltou com o Respeito na relação com a outra.

A todas as pessoas, conceda UM VOTO de Confiança, um tratamento Respeitoso e seu Apoio, pois estes são os mais importantes na demonstração de amor, pois se ele é verdadeiro, nada é capaz de quebrá-lo. Se de repente quebrar, é porque não existiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário